
Um pouco sobre a psicanálise
Psicanálise é uma teoria da mente humana e uma prática terapêutica. Foi fundada por Sigmund Freud entre 1885 e 1939 e continua sendo desenvolvida por psicanalistas ao redor do mundo. A psicanálise tem quatro áreas principais de aplicação: 1) como uma teoria de como a mente trabalha; 2) como um método de tratamento para problemas psíquicos; 3) como um método de pesquisa; e 4) como uma forma de observar os fenômenos culturais e sociais, como literatura, arte, cinema, performances, política e grupos.
Para que serve o tratamento psicanalítico?
A psicanálise e o tratamento analítico são para aqueles que se sentem aprisionados em problemas psíquicos pontuais ou recorrentes. Angústias, ansiedades, inibições, fobias, estados depressivos, comportamentos e situações que se repetem, compulsões, dentre outros sintomas, frequentemente são sinais de conflitos internos. Estes levam a diversas dificuldades nos relacionamentos e na vida e, quando não tratados, podem ter um impacto considerável nas escolhas pessoais e profissionais.
As raízes destes problemas frequentemente são mais profundas do que a consciência pode alcançar e mais complexas do que a pessoa pode imaginar, motivos pelos quais não podem ser resolvidos sem um trabalho psicanalítico.
É com a ajuda de um analista que o analisante pode obter novos conhecimentos (insights) sobre as partes inconscientes destes distúrbios. Conversar com um psicanalista em uma atmosfera segura levará o paciente a tornar-se cada vez mais consciente de partes de seu mundo interno previamente desconhecido (pensamentos, sentimentos, memórias, identificações, sonhos, ...), possibilitando assim a elaboração dos conflitos e o alívio da dor psíquica.

Atendimento para adultos e adolescentes, on-line ou presencial (Brasília-DF).