O que é metapsicologia?
- Henrique Borges
- 7 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de mar. de 2024
Olá, pessoal! Algumas pessoas me pediram para explicar melhor o que é a metapsicologia freudiana. Fiz alguns recortes para tentar deixar um pouco mais claro a que se refere este termo empregado por Freud.

EM RESUMO
O que Freud estava buscando com a metapsicologia era descrever o funcionamento psíquico em sua dinâmica (movimentação de energia psíquica), tópica (os "lugares" dos componentes psíquicos - p. ex.: id, ego, superego, consciente e inconsciente) e economia (quantidade de energia psíquica armazenada e utilizada).
EM MAIS DETALHES
O termo metapsicologia foi empregado por Freud, pela primeira vez, numa carta a Wilhelm Fliess datada de 13 de fevereiro de 1896.
Vinte anos mais tarde, após ter concluído a redação do seu artigo sabre o narcisismo, ele inicia a redação de uma série de ensaios que pretendia publicar com o título "Preliminares a uma Metapsicologia".
Sua intenção com essa série de textos era a de esclarecer e de aprofundar as hipóteses teóricas da psicanálise.
Alguns desses artigos foram publicados entre 1915 e 1917 na Internationale Zeitschrift für Ärzliche Psychoanalyse: “Pulsões e destinos das pulsões”, “O recalcamento”, “O inconsciente”, “Luto e melancolia” e “Complemento metapsicológico à teoria do sonho”.
Por meio de suas correspondências, ficamos sabendo que além dos artigos citados, Freud havia trabalhado em mais sete, e que todos juntos formariam um livro com 12 capítulos. Esse livro jamais foi publicado e do conjunto dos 12 artigos, 7 se perderam (ou foram destruídos pelo próprio Freud).
Entretanto, em 1983, foi descoberto mais um desses artigos intitulado "Visão geral das neuroses de transferência" ou "Neuroses de transferência: uma síntese". E no verso da última folha, havia um bilhete de Freud para o seu amigo Ferenczi, no qual se referia ao artigo (contido no manuscrito) como sendo o 12° ensaio da série mencionada acima.
Finalmente, no artigo "O inconsciente", ele (Freud) escreve: "Proponho que quando consigamos descrever um processo psíquico em seus aspectos dinâmico, tópico e econômico, isso se chame uma exposição metapsicológica."
O que Freud estava buscando com a metapsicologia era descrever o funcionamento psíquico em sua dinâmica (movimentação de energia psíquica), tópica (os "lugares" dos componentes psíquicos - p. ex.: id, ego, superego, consciente e inconsciente) e economia (quantidade de energia psíquica armazenada e utilizada).
Por fim, em "Análise terminável e interminável" (1937), Freud destaca a importância da metapsicologia...
"É outra coisa, algo que podemos denominar, grosso modo, “amansamento” do instinto. Isso quer dizer que o instinto é plenamente integrado na harmonia do Eu, é acessível a todas as influências dos demais impulsos do Eu, não mais toma os seus próprios caminhos para a satisfação. Se nos perguntam por que vias e com que meios isso ocorre, a resposta não é fácil. Temos que dizer: “É preciso chamar a bruxa, afinal”. Ou seja, a bruxa metapsicologia. Sem especular e teorizar — quase digo: fantasiar — de maneira metapsicológica, não avançamos um passo neste ponto. Infelizmente, também desta vez as informações da bruxa não são muito claras nem muito detalhadas. Temos somente um ponto de referência — embora inestimável —, que é a oposição entre processo primário e secundário, e a ela remeterei aqui."
REFERÊNCIAS
GARCIA-ROZA, L. A. Introdução à Metapsicologia Freudiana, volume 1 – Sobre as afasias (1891) / O Projeto de 1895. 7. Ed. Zahar, 2008.
GOMES, Gilberto. A metapsicologia de Freud. 1. Ed. Zagodoni, 2017.
FREUD, S. (1914). Introdução ao narcisismo. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. 1914-1916. Obras completas volume 12. Cia das Letras, 2010.
______. (1915). Os instintos e seus destinos. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. 1914-1916. Obras completas volume 12. Cia das Letras, 2010.
______. (1915). A repressão. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. 1914-1916. Obras completas volume 12. Cia das Letras, 2010.
______. (1915). O inconsciente. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. 1914-1916. Obras completas volume 12. Cia das Letras, 2010.
______. (1917 [1915]). Complemento metapsicológico à teoria do sonho. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. 1914-1916. Obras completas volume 12. Cia das Letras, 2010.
______. (1917 [1915]). Luto e melancolia. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. 1914-1916. Obras completas volume 12. Cia das Letras, 2010.
______. (1937). Análise terminável e interminável. In: Moisés e o monoteísmo, Compêndio de psicanálise e outros textos. 1937-1939. Obras completas volume 19. Cia das Letras, 2018.